A festa de S.Gonçalinho é uma das festas mais queridas das gentes do bairro da Beira-Mar. Realiza-se no Domingo mais próximo do dia 10 de Janeiro em honra de S.Gonçalo. Neste bairro é-lhe atribuído poder curandeiro em doenças ósseas e na resolução de problemas conjugais
Durante os dias de festa pagam-se promessas ao S.Gonçalinho, atirando quilos de cavacas doces do cimo da capela, enquanto na rua uma multidão de pessoas as tenta apanhar. As cavacas são doces cobertos de açúcar, podendo ser de dois tipos: redondas e relativamente moles (para serem comidas), ou alongadas e muito duras (para serem lançadas da platibamba da capela).
A prática de atirar cavacas é uma característica desta pelicular festa, transformando-a numa original manifestação de tributo, culto e veneração prestada ao Santo pelos romeiros.
Outro ritual da festa, realizado ao fim da tarde no interior da capela, é a entrega do ramo. Trata-se de um ramo de flores artificiais, conservado há muitos anos com religioso cuidado. A festa de S. Gonçalinho inclui ainda a Dança dos Mancos, ritual realizado também dentro da pequena capela. Esta dança é executada por um grupo de homens que, fingindo de mancos e deficientes físicos, movem-se circularmente, mancando e dançando ao som dos cantares que ecoam na capela.
Fica aqui um vídeo com imagens de como é esta festa, tipicamente aveirense.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário